Imagem capa - COMO TER FOTOS PREMIADAS NA ASSOCIAÇÃO INTERNACIONAL
DicasFotografiaCasamento

COMO TER FOTOS PREMIADAS NA ASSOCIAÇÃO INTERNACIONAL "INSPIRATION PHOTOGRAPHERS"

Inspiration photographers é uma associação internacional que possui um corpo de jurados com o mais alto nível de conhecimento sobre fotografia e critérios super-rigorosos para eleger os novos membros e selecionar as fotografias e álbuns premiados. Apenas 10% dos fotógrafos que submetem seu portfólio à aprovação como membro são realmente aceitos. O objetivo é promover fotógrafos de casamento e selecionar os serviços mais confiáveis e qualificados.

Há pouco tempo a Inspiration também acrescentou um núcleo para fotógrafos de família. Como essa não é a minha especialidade, só vou me ater a exemplos na área que eu mais atuo, que é a fotografia de casamento. No entanto, se você é fotógrafo de família, não precisa desistir de ler esse artigo, basta tentar trazer os exemplos para sua realidade e aproveitar as dicas em sua área. Vamo lá!


Como me tornei membro Inspiration


Eu sempre quis fazer parte de uma associação renomada assim, não só pelo reconhecimento e possíveis premiações, mas principalmente pelo desafio pessoal, motivação e inspirações que uma iniciativa como essa me trariam.

Essa foi a primeira associação que entrei e vou falar um pouco sobre o que já conheço dela e dar dicas para os que também querem ser membro.

Não se sabe ao certo quais são os critérios de avaliação para se tornar um associado Inspiration. Vou citar alguns pontos que acredito que me ajudaram muito a fazer parte desse seleto grupo:


Pense fora da caixa


Além das fotografias tradicionais que já são esperadas de um fotógrafo de casamento, você deve procurar captar momentos espontâneos e únicos, capazes de transmitir a essência do casal e contar a história do evento em suas particularidades. Você tem que tentar pensar “fora da caixa”, quanto mais fora do tradicional, mais fácil da sua fotografia se destacar dentre tantas outras.

Mas como conseguir sair da bolha da mesmice que se criou no mercado de fotografia de casamento?

Em primeiro lugar, pare de consumir apenas fotografias de casamento e comece a consumir boas fotografias! Busque referências em fotógrafos fora da área de casamento. Garanto que esse é um passo crucial para você se sentir mais livre e criativo exercendo sua profissão.


Além de fotografias, consuma arte! Leia romances, poesias, livros didáticos! Assista filmes, peças de teatro, videoclipes! Analise quadro de pintores renomados! Escute música!  A arte instiga questionamentos que ampliam sua visão de mundo.


Procure não focar a atenção apenas nos noivos!


Você já deve ter percebido, nos roteiros cinematográficos ou livros de romance, que existem os protagonistas, que são os personagens principais em torno dos quais é criada uma trama. No entanto, você também deve ter percebido a existência de personagens secundários, que apesar de não concentrarem o foco da trama, possuem o papel de enriquecer a história e torná-la muito mais interessante.

Você tem que entender que fotografar um casamento é contar uma história, em que os noivos são protagonistas, mas que além deles existem inúmeros convidados que fazem parte de suas vidas e estão curtindo o momento de forma intensa, se emocionando, prestigiando. Se você opta por registrar apenas o casal, você está perdendo o recurso mais valioso para complementar a narrativa desse evento.


Tenha um site!


Além de passar maior credibilidade, as pessoas que se interessam pelo seu trabalho terão a oportunidade de passear por seu portfólio, conhecendo melhor a sua fotografia.

Com relação à seleção para ser membro inspiration, eu acredito que ter um site é fundamental para que os avaliadores possam analisar seu trabalho de uma forma mais completa e assim chegarem a uma conclusão sobre a sua competência profissional.


A importância de uma boa edição


Muitos fotógrafos se preocupam apenas com o momento da captura. Estudam técnica fotográfica, regras de composição, direção, tudo isso pensando em obter bons registros, mas esquecem de valorizar a edição, que na minha opinião, representa no mínimo 40% do resultado do trabalho de um fotógrafo.

A edição é muito mais que um tratamento de cor ou de pele. Você deve utilizá-la ao seu favor direcionando o olhar do espectador para o ponto que você quer dar enfoque.

Por exemplo:






Nesta imagem o que me chamou mais atenção foram as expressões das daminhas e para destacá-las eu optei pela edição monocromática, para que as cores não chamem mais atenção que as expressões das meninas. Além disso, sabendo que o nosso olhar é direcionado primeiro pra o ponto mais claro da imagem, eu escureci os pontos menos importantes e deixei apenas os rostinhos das daminhas mais iluminados na imagem. Essa foto foi premiada no primeiro concurso que participei.

 

Premiações

Existem diferentes tipos de premiações e concursos que vão sendo anunciados ao longo do ano.


Fotografias premiadas (Wedding Awards - photos)

Existem quatro edições por ano e somente os membros inspiration podem concorrer. Nessa categoria você deve enviar as imagens com as quais quer concorrer e torcer até sair o resultado.


Casamentos premiados (Wedding Awards - collections) 

Nesta categoria será julgado o casamento como um todo, e não apenas uma fotografia. O que importa aqui é o conjunto da obra, a maneira que a história é contada através de imagens. Nesse caso, a contextualização do ambiente, da história e das pessoas que envolvem o evento são fundamentais.

 

Lente de ouro: O Oscar da fotografia

A Lente de Ouro premia os melhores do ano no Inspiration Photographers em uma cerimônia de gala realizada na cidade de Balneário Camboriú, SC, Brasil em uma das maiores casas de eventos de Santa Catarina, o Maria's Convention.

A escolha do fotógrafo do ano do Brasil dentre os indicados é feita por voto direto dos próprios membros do Inspiration, somados ao número de prêmios em todas as edições do ano no InspirationAwards.


MEUS PRÊMIOS INSPIRATION


Fui indicada duas vezes ao lente de ouro por ter sido premiada na categoria "Best Collection".

Tive três coleções premiadas, sendo uma em 2018 e duas em 2020. Cinco fotos premiadas na categoria "Wedding awards" e três menções honrosas, que é quando a foto não recebe o prêmio mas recebe o reconhecimento de que é uma foto muito boa!


CLICK NA FOTO SE QUISER VER A COLEÇÃO PREMIADA NO SITE DA INSPIRATION!


FOTOS PREMIADAS

















COLEÇÕES PREMIADAS







Conclusão


Independente de você ter interesse ou não em se tornar um associado inspiration, a intenção desse artigo foi diminuir a curiosidade acerca do universo das premiações, já que eu mesma, antes de participar, não conseguia encontrar informações claras e nem dicas do que fazer para ser membro. Enfim, se seu interesse era somente a fotografia, espero ter ajudado com as dicas. Se você gostou, tem alguma dúvida ou sugestão para a próxima postagem, me deixe saber aqui nos comentários!

Até a próxima! :)