Imagem capa - NÃO MANDE SEU CLIENTE AGIR NATURALMENTE! por Jessica Mendes Bezerra
DicasFotografiaCasamento

NÃO MANDE SEU CLIENTE AGIR NATURALMENTE!

Assim como a maioria dos fotógrafos que conheço, quando comecei a fotografar profissionalmente eu não tinha muita experiência. A teoria estava super afiada, mas na hora de colocar em prática era uma confusão. Buscar enquadramentos, focar corretamente, fotometrar ( que no caso de ensaio externo as configurações variam a cada segundo), lidar com a ansiedade do cliente e ainda conseguir direcioná-lo em prol de extrair expressões naturais. Enfim, muita coisa pra lidar!


Eu acabava quase sempre saindo frustrada dos meus ensaios. Era aquela sensação épica do meme "expectativa x realidade". O que eu tinha na minha mente, dificilmente eu conseguia colocar em pixels. Quando eu conseguia alcançar a técnica desejada, o casal saía "travado", geralmente naquela velha pose estática do selinho. Por vezes, quando eu conseguia capturar algum momento espontâneo, a foto parecia amadora, sem um bom enquadramento e ainda com algum erro de fotometragem ou de foco.


Foi preciso um bom tempo de prática, tentativas, erros e acertos pra conseguir criar uma dinâmica funcional para meus ensaios. Não quero iludir você com esse texto e te fazer acreditar que, a partir dele, você não vai precisar passar por isso. Até porque faz parte do processo de amadurecimento profissional e é importante entender que o aprendizado é gradual e que você deve aprimorar uma técnica por vez. Eu só consegui me dedicar à direção quando já estava completamente segura com a técnica. É difícil mesmo dar conta de tudo, mas é importante não se acomodar e ficar apenas reproduzindo a mesma pose em lugares diferentes.


Separei três dicas para te ajudar a lidar com aquele momento desesperador, em que você já encontrou o lugar perfeito, posicionou os clientes, configurou todo seu equipamento, já está escorrendo uma gota de suor pelo canto do seu rosto e o cliente olha pra sua cara e pergunta: "o que eu faço agora?" e você sorri meio sem jeito, essa é a hora que muitos respondem: "haja naturalmente!". Pelo amor de deus! Se tem uma coisa que eu espero de você a partir dessa leitura, é que nunca mais faça isso!


Muito provavelmente, a pessoa que você está fotografando não tem intimidade com a câmera, ela não vai conseguir "agir naturalmente" diante de uma metralhadora fotográfica apontada para ela, a única coisa que você vai conseguir com essa frase é gerar desconforto e constrangimento. Temos que entender que o cliente clama por um direcionamento, é isso que ele quer e que você precisa fazer se quiser conquistar bons registros sem depender do acaso.

Então vamo lá! 


1 - Direcionar com precisão


Seja extremamente específico quando você for dirigir o casal! Diga precisamente para onde você quer que ele olhe, onde devem estar suas mãos, se a postura está boa. Para conseguir dirigir com precisão você terá que prestar muita atenção aos detalhes, por isso, é muito importante que você crie um catálogo com referências de poses. No começo você terá que recorrer a ele até mesmo na hora do ensaio fotográfico, você pode inclusive mostrar ao casal o que você espera dele se não estiver conseguindo descrever muito bem. Enfim, vale tudo! só não vale pedir pra agir naturalmente, combinado?


Um outro "detalhe" da direção, que muitas vezes é negligenciado pelos fotógrafos é o figurino. Você precisa orientar o cliente sobre qual a proposta do ensaio, a paleta de cores que você pensou, estilo de roupa (mais formal, mais despojado), se possível faça uma pequena reunião com cliente antes do ensaio para mostrar referências e alinhar esses detalhes que fazem total diferença no resultado.


2 - Persistência


A direção exige persistência, dificilmente você vai conquistar o que idealizou em apenas um clique, por isso eu aconselho você a ir clicando e ajustando os detalhes de postura das pessoas fotografadas ao longo desse processo. É muito importante não tirar a câmera do olho, pois de uma pose pra outra estão as expressões mais sinceras que você pode extrair. 


QUEM VÊ CLOSE NÃO VÊ CORRE!

Nessa imagem o casal está completamente entrosado, as mãos deles estão delicadamente posicionadas com a intenção de ressaltar a ligação entre eles, o figurino em tons pastéis para não distrair a atenção e despojado para reforçar o conceito de intimidade do momento. A decisão de enquadrar as almofadas também ajuda a passar a mensagem e ambientar esse momento em conforto e intimidade.  



Quando você vê essa imagem, você sente tanta naturalidade e sintonia entre o casal que dificilmente você imagina que para chegar nesse resultado foram feitos 80 cliques. Pois bem, aí está a evolução do processo de direção pra vocês! 


3 - Intimidade com o cliente

A última dica que eu quero passar é realmente muito valiosa. Imagina se um grande amigo seu te contrata pra fazer um ensaio dele! Com certeza você vai se sair muito melhor que fotografando alguém que você mal conhece. É uma dica óbvia mas poucos fotógrafos aplicam de fato essa dica e ela pode ser o grande diferencial do seu resultado. Portanto, marque uma, duas ou quantas reuniões você puder com o cliente antes de começar a fotografá-lo.